24/01/10

Avô


O meu avô era uma das pessoas mais doces que eu cunheci, levava-me ao parque infantil que existia à frente de casa dele, levava-me a almoçar a praia das maçãs, mas acima de tudo era uma pessoa generosa e dócil que fazia gosto ter como familiar.

Mas à 15 anos o meu avô mudou, perdia constantemente as chaves de casa, esquecia-se onde tinha estacionado o carro, e por vezes confundia-se quanto ao sitio onde estava. O meu avô tinha Alzheimer, gradualmente foi perdendo a noção de quem nós eramos, de onde estava e até de quem ele era.

Passou a ser um fantasma do que era, não reconhecia nenhum dos 8 netos, logo ele que tinha o maior orgulho nos netos e andava sempre com fotos nossas na carteira...

Ao longo de todo este tempo a famila toda assistiu a degradação das memorias dele, e das nossas memórias com ele. Fomos perdendo em vida aquela pessoa, ele deixou de ser o "meu avô" para passar a ser um vestigio do que era.

A minha maior pena é que os meus primos mais novos nunca tenham tido a oportunidade de conhecer o avõ que eu conheci, que brincava comigo e me dava gelados.


Hoje de manhã a doença levou à vante e o meu avô morreu...

4 comentários:

Zé do Cão disse...

foste uma menina feliz. Conheceste os avós. Tiveste a felicidade de gozar esse prazer. Não sou avô somente por mero acaso, julgo eu. Tive a infelicidade de ter vindo a este malfadado mundo depois de os meus dois, terem falecido. Vê só que um deles, partiu 5 dias antes de eu ver a luz do dia.
Pelo que sei da vida, eles tão pouco tinham oportunidade de me levar à praia das maçãs.
Foi um prazer visitar-te.

Vitória disse...

Tenho tanta pena. Pelo que dizes ele devia ser 5 estrelas. Força e coragem

Lu disse...

Minha querida,

Lamento muito muitíssimo a tua perda. Já sabes que o meu coração está sempre sempre contigo. Um beijinho enorme de uma amiga que te adora!

Lu

Joana disse...

J, fico muito triste...
Nem sei que te diga, até porque nada do que eu possa dizer-te vai consolar-te ou trazer-te de volta o que se perdeu.
A única coisa que te posso oferecer é deixar-te saber que se precisares basta dizeres qualquer coisa que eu voo para estar ao pé de ti.

Beijinhos e força miuda*********